Ensino

EBD: A Importância do Ministério de Ensino

“Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.” 1 Timóteo 4:13

As primeiras aulas da Escola Bíblica Dominical na Assembleia de Deus de Parque dos Eucaliptos foram ministradas à partir de setembro de 1993. A congregação se localizava em um prédio alugado, no Conjunto Residencial Parque dos Eucaliptos, funcionando ainda como subcongregação da Igreja Assembleia de Deus de Pirangi. Foi um começo com sabor de desafio, com espaço físico limitado para funcionamento de uma EBD, poucos alunos, poucos professores. Porém já críamos que Deus estava no controle, e que aquela obra cresceria e seria uma EBD das mais abençoadas de Natal, crença esta que se confirmou; assim nós cremos, assim Deus fez!

O primeiro superintendente foi o então dirigente da subcongregação, o saudoso irmão Lucas Lobato e daí por diante outros irmãos viriam a assumir a gestão ao longo desses 25 anos. Podemos citar os irmãos Paulo César Bezerra, Domingos Emídio, Severino Salviano Júnior, Wladimir Caldas, Ailton Floriano, Clóvis, Edson Francisco, Rodrigo Alécio, Joaquim Edilson, João Ribeiro, Ejosivan Rodrigues e atualmente o Presbítero Hércules Lobato. Todos estes, ensinadores compromissados com a obra de Deus, que fizeram o melhor conforme as suas forças, e assim o Senhor abençoou nossa EBD de tal maneira, que ela continua firme, cumprindo o seu papel principal que é ensinar a sã doutrina, fundamentada na inerrante e infalível Palavra de Deus.

Desde o início, Deus providenciou professores comprometidos e líderes com visão, que deram prioridade ao ensino sistemático da Palavra de Deus, com qualidade. Apesar das muitas lutas e dificuldades, até aqui nos ajudou o Senhor. Como professores pioneiros, podemos citar alguns irmãos e irmãs como Severino Júnior, Dinamar Rodrigues, Eliane Lima, Paulo Alves, Vanessa Chaves com as crianças, dentre outros, igualmente usados por Deus. Todos com o propósito de, unidos pela fé em Jesus Cristo e, com preparação e empenho, ajudar a estabelecer uma EBD edificante, significativa e produtiva. Procurando promover com sabedoria e excelência, o ensino e a aprendizagem da Palavra de Deus para promover a saúde doutrinária e espiritual da Igreja.

Em 25 anos de história, a EBD de Parque dos Eucaliptos vivenciou um crescimento vigoroso, promovendo a melhoria contínua do processo de formação bíblica de professores e alunos por meio de Cursos de Aperfeiçoamento de Professores (CAPED), Seminários, Mesas-redonda, Encerramentos de Trimestre Festivos, Treinamentos, etc.

Hoje nossa EBD está diretamente vinculada ao DENEC – Departamento de Ensino e Educação Cristã da IEADERN, contando com um corpo docente composto de 44 professores que atuam em 15 classes, assim distribuídas: crianças, adolescentes, jovens, duas classes de senhores, duas classes de mulheres, terceira idade e novos convertidos, onde estão frequentando regularmente cerca de 240 alunos matriculados, além de alunos visitantes.

A nossa EBD possui hoje a seguinte estrutura organizacional: direção, coordenação pedagógica, corpo docente, corpo discente, secretaria, equipe de apoio, equipe de intercessão e equipe de marketing. Cabe ressaltar que a criação da Coordenação Pedagógica foi uma ação de relevância para o aperfeiçoamento do funcionamento da nossa EBD. Representa uma equipe de professores que tem formação superior na área pedagógica e de licenciatura, constituindo-se em um grupo que atua assessorando diretamente a direção da EBD. Contribuem assim de forma significativa para a otimização do desempenho da prática docente no âmbito do ensino e da aprendizagem da das Sagradas Escrituras.

O nosso lema é a qualidade total no ensino da Palavra de Deus, sob a orientação do Espírito Santo. Com essa visão, a direção da EBD tem promovido a formação docente continuada, seminários de aperfeiçoamento, orientações pedagógicas por meio das TDIC - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, além de orações e conscientização de que todos que fazem a EBD da AD Eucaliptos estão envolvidos no ministério de ensino e, portanto, desempenhando uma atividade de cunho espiritual, visando desta forma a expansão do Reino de Deus sobre a face da terra.

Consideramos que o ministério de ensino na igreja local, realizado principalmente por meio da EBD, é de extrema importância para a igreja, porque lida com o ensino da genuína Palavra de Deus, revelada nas Sagradas Escrituras, nossa única regra de fé e que fundamenta toda estrutura teológica da igreja, proporcionando saúde doutrinária e espiritual para o corpo de Cristo. Desse modo, entendemos que é na EBD que o crente tem a oportunidade de interagir com o professor, podendo tirar suas dúvidas, participando ativamente do ensino da Palavra de Deus, o que traz edificação espiritual, crescimento no conhecimento do Deus a quem servimos, amadurecimento espiritual, firmeza na sã doutrina e maior conhecimento para a defesa da fé que professamos.

Para finalizar, desejamos que o nosso Deus, à cada dia, possa nos capacitar e nos usar, conforme lhe aprouver, no ministério do ensino da Palavra de Deus, para termos uma igreja cada vez mais santa, exercendo uma fé salvífica e genuína na pessoa do Cristo, esperançosamente aguardando a volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

ASSEMBLEIA DE DEUS PARQUE DOS EUCALIPTOS

AV. ABEL CABRAL, 5 - NOVA PARNAMIRIM - PARNAMIRIM/RN

TELEFONE:(84)3608-3827