departamento de missoes

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura.” CUMPRINDO A GRANDE COMISSÃO.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura.” Marcos 16.15.

O trabalho da evangelização é fundamental para o crescimento da Igreja do Senhor ao cumprir o objetivo maior da Igreja de pregar o evangelho e assim ganhar almas para o reino de Deus. A igreja Assembleia de Deus em Parque dos Eucaliptos se tornou uma congregação da IEADERN fruto da visão missionária do pastor Francisco Varela, então dirigente da igreja de Pirangi. Depois de fundada, não demorou muito a estender as atividades evangelísticas, de forma promissora, levando mensagem da salvação às pessoas de Nova Parnamirim, novo bairro da Zona Sul de Natal que surgiu com célere crescimento populacional. .

Em 1993 o pastor Francisco Varela visitando o bairro, acompanhado do Dc. Eliezer de Souza, hoje e pastor dirigindo o setor XXIII, Neópolis, encontraram um prédio, tipo galpão, desocupado, surgindo o projeto de fundar um ponto de pregação, o que Deus abençoou, não demorando muito se concretizar. O projeto da expansão missionária avançou, sendo aberta uma subcongregação, oportunidade que o Pr. Varela, homem de Deus experiente, designou cerca de quinze irmãos, que se congregavam em Pirangi, mas moravam no bairro de Eucaliptos, a fim de dar sequência a laboriosa obra. .

Com o crescimento da obra foram designados vários dirigentes, sendo o primeiro deles, o Dc Lucas Araújo Lobato, que teve como auxiliar o Dc Expedito Lomeu dos Santos. Na época se alavancou o trabalho de evangelização no bairro, marchando de forma coesa, com toda congregação voltada para um mesmo propósito, desenvolvendo-se esta ação evangelizadora como primordial e relevante, por meio de homens e mulheres de Deus que não mediam esforços para cumprir o ide de JESUS. .

Na gestão do segundo dirigente, o Dc. José Salviano da Silva, que tinha como co-pastor o Dc Neles Alves Nelson. Foi oficializada a criação do Departamento de Missões, tendo sido indicado como primeiro diretor do departamento, o aux. Paulo Alves Sobrinho. Ao longo dos anos vários líderes assumiram este departamento como os irmãos Nabuco Dantas, Amarilece, Daniel Fernandes, Domingos Emídio, Paulo César, Josanias, Hermínio, Ismael, Wladimir Caldas, Inaldo Barros, dentre outros. .

Muitos dirigentes passaram por esta congregação e deixaram um importante legado. Exemplo disso, temos o trabalho desenvolvido durante a gestão do Pb Euvaldo Eduardo Fernandes, e o co-pastor Daniel Eduardo Fernandes, que evangelizavam nas tardes dos domingos com cultos ao ar livre, trabalho este que, sempre envolvia toda a igreja. O então dirigente Pb. José Pereira, quinto na sequência, foi auxiliado pelos Dc Paulo Cesar, Willam Bezerra e Ailton Floriano, além dos obreiros Ismael Mendonça do Espirito Santo e Domingos Emidio, pioneiro na fundação do trabalho em Cafarnaum, a qual surgiu de um ponto de pregação em uma garagem, sendo designada subcongregação. Teve o Dc Ailton Floriano como primeiro dirigente, auxiliado pelo irmão Ismael Mendonça do Espirito Santo. .

O Pb. José de Paula, que já dorme no Senhor, também teve relevante contribuição, e durante sua gestão aconteceu a implantação do trabalho em Cidade Verde, um ponto de pregação na casa do irmão Fabio Francelino de Moura e irmã Marleide Moura, grandes cooperadores da obra do Senhor. Não se pode deixar de destacar o profícuo trabalho do pastor Epitácio Isaias de Macedo, que acompanhado de sua esposa, irmã Sonia, e os irmãos da igreja evangelizou toda Nova Parnamirim, visitando casa por casa, como ficou notório. Em sua gestão nomeou para o Depem o Pb. Valci Cabral, tendo o irmão Eliono Santos como auxiliar, surgindo ai uma nova dinâmica de trabalho, com a entrada do evangelismo nos condomínios, além dos cultos ao ar livre e nas casas dos irmãos. .

Com a partida do Pb. Valci para o campo missionário, o irmão Eliono Santos assumiu a coordenação do DEPEM do setor, dinamizando cada dia mais os trabalhos de evangelização. Algumas atividades foram marcantes neste período como a realização do Culto do Amigo, as Conferências de Fé – CONFÈ -, viagens missionárias ao interior do RN, cruzada e ação social. Deixou o trabalho quando foi pastorear a comunidade de Portelinha, hoje Subcongregação de Poço de Caldas, onde foi pastor por vários anos, sendo substituído no DEPEM pelo Evangelista Teomar Júnior e depois o Pb. Reginaldo Medeiros, que deram continuidade ao profícuo trabalho. .

No ano de 2016, na gestão do pastor Lavoisier Duarte, assumiu o DEPEM, o irmão Cesário Martins, cuja equipe era composta pelo Pb Roberto Nazareno e a irmã Gilmara Maria Freitas Diógenes. Na gestão do Pr. Joacy Varela, novas mudanças aconteceram no Departamento. O Pb. Roberto Nazareno substituiu o irmão Eliono, na sub congregação de Poço de Caldas, onde permanece até os dias de hoje, tendo então que se ausentar do DEPEM. .

Atualmente a liderança do Depem se encontra com o irmão Cesário e auxiliando-o nos trabalhos de rua e condomínios temos o Dc Amós, e os irmãos Carlos Cajueiro, Antônio, Antero, Elias, Domingos Emídio, e as irmãs Andréia, Graça Bezerra, Edna, Nilza e Adriana. O trabalho de evangelismo é realizado aos sábados à tarde, com cultos ao ar livre, e nos condomínios e cultos domésticos, às quartas-feiras à noite.. .

Além destas ações, o DEPEM do Setor 25 realiza trabalhos orientados pela coordenação Geral do DEPEM de Natal, como O Impacto de Deus para Natal e o Projeto Vem Para Rua com Jesus, um trabalho planejado de evangelização em massa em cada bairro das congregações do Setor, com foco em ação social, evangelismo casa por casa, cultos ao ar livre, encerrando com uma Cruzada Evangelística na comunidade. .

O DEPEM também realiza anualmente a Conferência Missionária do Setor 25, onde se desenvolvem estudos bíblicos voltados para a conscientização da Igreja acerca da obra missionária e o despertamento de vocações para o trabalho de evangelismo e missões locais. .

Ao se fazer este retrospecto nesse ano do Jubileu de Prata da AD Eucaliptos, podemos afirmar que os passos dados pelos pioneiros desbravadores, obedientes a chamada do Mestre Jesus, frutificaram grandemente e, com a graça de Deus, na atual gestão do pastor Jozenil Araujo, dirigente do setor 25, continuam firmados na Rocha que é Cristo e nos pilares da Oração, Missão e União, e tendem a avançar mais e mais, conforme determinou Jesus Cristo na Grande Comissão: Ide Por Todo Mundo e Pregai o Evangelho a Toda Criatura.

ASSEMBLEIA DE DEUS PARQUE DOS EUCALIPTOS

AV. ABEL CABRAL, 5 - NOVA PARNAMIRIM - PARNAMIRIM/RN

TELEFONE:(84)3608-3827