Com instrumentos Te cantarei louvores

” “Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade; Sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério; sobre a harpa com som solene.” Salmos 92:1-3

A Importância do louvor

Nosso sacrifício de louvor e a adoração a Deus devem ser o que há de melhor em nós, o especial, sempre com propósito de engrandecer o Seu santo nome.

O Rei Saul quando estava com espírito mau, foi-lhe sugerido pelos seus servos que procurasse um homem que tocasse harpa. O rei então fez uma exigência: - Buscai –me pois, um homem que toque bem e trazei-me. ” (I Sam.16.17)

E ao Rei Saul foi indicado Davi, e sobre ele foi dito: - Eis que conheço um jovem, filho de Jessé, Belemita, que sabe tocar, é valente, alegre, homem de guerra, sério em palavras, gentil aparência e “O Senhor é com ele ” (I Sam. 16.18). Assim Davi cumpriu seu papel de músico e homem de Deus, pois sempre que tocava o espírito mau saia e o Rei Saul se sentia bem. (I Sam. 16.23)

Dentro da liturgia de adoração da Igreja nos dias atuais, destaca-se a importância da atuação de um Departamento de Música. Na AD Eucaliptos, sob a coordenação do maestro Jairo Brazão, o DEMAD estabelece as escalas de culto de adoração ao Senhor e coordena as atividades da Orquestra Getsêmani, ativo departamento de louvor da congregação.

Técnica, estudos e, principalmente, intimidade com Deus

Os músicos em geral, além das técnicas e dos estudos, precisam ter intimidade com Deus para que seu louvor, a música, cada nota que saia de seu instrumento, possa magnificar ao Deus digno de todo louvor e adoração, tocar os corações, trazer alívio aos angustiados, paz aos aflitos e saúde aos doentes.

Orquestra Getsêmani, escola de música e sua história ...

A Orquestra Filarmônica Getsêmani da Igreja da Assembleia de Deus de Parque dos Eucaliptos foi fundada em 2005, na gestão do Pr. Epitácio Macedo, nome sugerido pelo irmão Marcos Aragão, à época com formação de Banda de Música. Foi criada para acompanhar a execução dos hinos de louvor da Harpa Cristã durante os cultos. Na sua primeira participação oficial era composta por 11 músicos, sob a regência do Maestro Itamar.

Com o passar dos anos a orquestra foi aumentando sua participação nos cultos, tendo oportunidade de apresentar arranjos sinfônicos e cantatas, e acompanhando o coral Sublime Louvor, o conjunto da mocidade e também participando de eventos públicos fora das dependências da igreja, apresentando-se em diversas localidades.

Em 2009 o então maestro Ev. Euclides Ribeiro da Silva teve a inspirada ideia de abrir uma escola de música, “Escola de Música Adoração”, funcionando em plena atividade, deixado muitos frutos, inclusive nossa orquestra é composta por 70% de alunos da nossa escola. Iniciativa importante também para a integração de crianças e adolescentes no ministério de louvor da igreja.

A Escola de Música está sob a coordenação do irmão Paulo Bulhões, com o apoio dos auxiliares no ensino, os professores Marcos, Lucas Pereira e tantos outros que deixaram sua contribuição neste trabalho. De maneira graciosa, Deus tem nos sustentado e nos ajudado, contando a cada semestre com uma nova turma de alunos de teoria e de aulas práticas em diversos instrumentos.

Tocai bem e com jubilo. (Salmos 33.3b)

A Orquestra Getsêmani contempla atualmente 50 componentes que, para maior aperfeiçoamento deste trabalho, seus músicos têm encontros regulares aos sábados à tarde, onde ensaiam o repertório, sob a orientação e regência dos maestros: Dc. Jairo Brazão, Jaguaraci Oliveira e Kleber Pereira que foi um dos primeiros músicos desta orquestra, e que sempre buscaram fazer este trabalho com humildade, graça, temor e amor a Deus.

Dentro do ministério de louvor na Igreja também se destaca a participação do grupo instrumental que acompanha a Orquestra, bem como os departamentos de louvor e os cantores solo na liturgia dos cultos na AD Eucaliptos. Esta base é formada atualmente pelos músicos Rafael Aquino, Rômulo Campos, Raniel, Eduardo entre outros.

Desta forma expressamos nossa gratidão ao nosso Deus, bem como aos nossos Pastores que sempre nos apoiaram ao longo destes anos, nosso reconhecimento aos maestros que contribuíram para o bom andamento deste trabalho: Maestro Marcos Aragão, Maestro Itamar, Maestro Euclides , Maestro Elton , Maestro Carlos José, Maestro Fernando Cordeiro, Juliana e os demais que deram sua parcela significativa de colaboração para o melhor louvor apresentado a Deus, bem como os músicos que por aqui passaram. Que Deus os recompense grandemente, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Aos componentes da Orquestra Getsêmani, nossa gratidão a Deus por suas vidas e que possamos continuar com no firme propósito de louvar e adorar ao nosso Deus, e que vos abençoe grandemente. Louvamos a Deus pelo Seu infinito amor e cuidado diário, e assim nos tem ajudado e sustentado até aqui. Que Ele receba continuamente o nosso louvor.

ASSEMBLEIA DE DEUS PARQUE DOS EUCALIPTOS

AV. ABEL CABRAL, 5 - NOVA PARNAMIRIM - PARNAMIRIM/RN

TELEFONE:(84)3608-3827